segunda-feira, 27 de abril de 2009

Transpessoal e Educação

A Psicologia Transpessoal surge de um questionamento dentro do seio humanista que indagava a incompletude das teorias até então vigentes. Sobre o enfoque transpessoal a educação deveria possibilitar a formação do ser de forma integral, ocorrendo a comunicação entre a ciência e a espiritualidade contribuindo assim para o desenvolvimento do ser humano completo, o que caracteriza a educação holística. A educação integral deve possibilitar o autoconhecimento para a descoberta das dimensões transpessoais, deve também propiciar uma integração entre as diferentes áreas de conhecimento através da inter e transdicisplinaridade oportunizando a aproximação efetiva do aluno com questões próximas a suas vivencias e aos conhecimentos propostos. Educar é visto como conduzir o que esta dentro do educando para fora, para que este possa se auto reconhecer e conhecer. Sendo necessário que o educador possibilite ao educando uma maior descoberta da sua própria natureza humana. Ser educado não quer dizer ter bons modos sociais, mas sim ter em si os verdadeiros valores da natureza humana, a verdade, a justiça, amor e solidariedade. Postula que o professor deve ter um melhor auto conhecimento de suas dimensões pessoais e transpessoais, pois assim estimulara o individuo no seu desenvolvimento integral. Assim o educador deverá dar uma maior importância ao autoconhecimento e ao trabalho interno sobre si mesmo, o que possibilita uma melhor condução de sua prática. O verdadeiro educador seria uma pessoa verdadeira e honesta consigo mesma, empenhada em sua auto realização.
A educação transpessoal reconhece que embora o sujeito receba influências do meio não é moldado por ele, sendo que a educação só será possível efetivamente quando o aluno percebe o estímulo como significativo no seu processo evolutivo, ou seja, contextualizável com sua realidade. Admiti que o aprender não significa ser instruído por agentes externos e também que a aprendizagem não pode ser compreendida como internalização de representações, mas sim que as mudanças ocorridas no organismo são provenientes de um contato próximo da própria estrutura do sujeito com o meio. O que quer dizer que o desenvolvimento psicológico dos indivíduos é também um processo de autocondução e autoconstrução, uma vez que a intencionalidade destes contatos é diferente de acordo a percepção de cada um. Sendo assim, cada organismo se torna diferente do outro ao longo do tempo, caracterizado pelo caminho único e individual pelo qual passou durante seu processo desenvolvimentístico. O que demonstra a importância de conhecer a historicidade do individuo, suas crenças, aquilo que durante sua trajetória social incorporou – se na sua personalidade, para daí ativar seu potencial latente e estimular o seu processo evolutivo. Tal atitude contribui para uma melhor aprendizagem do conteúdo passado e à própria evolução do individuo. Pois cada vez que o aluno responde as influências do meio em contato com as suas questões internas, ocorrerão alterações no seu comportamento que influenciaram sua contínua evolução.
REFERÊNCIAS


BERGER, Maria Virgínia Bernardi. Educação Transpessoal: integrando o saber ao ser no processo educativo. 2001. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

FURLAN, Vera Irma. Uma nova suavidade e profundidade... o despertar transpessoal e a (re) educação. 1998. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

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